Pastor é preso por socorrer norte-coreanos refugiados na Rússia

  • 26/03/2024
Pastor é preso por socorrer norte-coreanos refugiados na Rússia
Pastor é preso por socorrer norte-coreanos refugiados na Rússia (Foto: Reprodução)

O pastor sul-coreano, Baek Kwang-Soon, que atua em Vladivostok, na Rússia, foi preso injustamente sob falsa acusação de “espionagem”. 

Baek trabalha na fundação “Global Love Rice Sharing” e se dedica a socorrer refugiados norte-coreanos, conforme explica a Portas Abertas em seu site. 

Ele também ajudava trabalhadores de origem tailandesa e russa com dificuldades para conseguir o mínimo para sobreviver.  

“Os refugiados norte-coreanos assistidos eram em geral trabalhadores de madeireiras ou da área da construção que precisavam de cuidados médicos e buscavam meios de sobrevivência na província de Primorsky”, explica a organização. 

Pastor e esposa detidos

Em janeiro deste ano, o pastor e sua esposa partiram para Vladivostok através de um trem expresso que saiu de Hunchun, China. Assim que chegaram ao destino, o casal foi detido.

A esposa de Baek foi liberada rapidamente depois que todas as suspeitas contra ela foram negadas. Antes de voltar para a Coreia do Sul, ela procurou ajuda no Consulado Geral da Coreia em Vladivostok.  

Durante dois meses, o incidente estava oculto ao público e o processo seguia com grande discrição. A revelação de que o pastor havia sido preso sob suspeita de espionagem foi feita repentinamente, quando a agência de notícias russa TASS tornou o assunto público. 

“A ONG em que o pastor trabalha nega que ele tenha qualquer envolvimento com atos de espionagem”, esclareceu a Portas Abertas. 

‘Intensa repressão da Rússia aos missionários’

A cooperação entre as nações, Rússia e Coreia do Norte, resultou na emigração de muitos norte-coreanos para a Rússia, em busca de trabalho, especialmente na região de Vladivostok, que fica perto da fronteira com a Coreia do Norte. 

A prisão do pastor Baek marca o começo da intensa repressão do governo russo a todas as atividades missionárias que ajudam refugiados norte-coreanos na Rússia.  

“Não são apenas os missionários sul-coreanos que estão proibidos de agir, mas todas as igrejas, inclusive os cristãos russos, serão impedidos de auxiliar os cidadãos norte-coreanos. Dessa forma, o ministério com norte-coreanos que acontece na Rússia está seriamente ameaçado e sob grande pressão”, alertou a Portas Abertas. 

“Se condenado, o pastor Baek pode ser sentenciado a 20 anos de prisão. Desde que a Rússia recebeu sanções pela comunidade internacional, por causa da guerra na Ucrânia, o laço entre Coreia do Norte e Rússia se fortaleceu. A Coreia do Norte apoia as investidas de Putin, presidente russo, com armas e mísseis”, concluiu a organização. 

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/pastor-e-preso-por-socorrer-norte-coreanos-refugiados-na-russia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes